Sabe porque o dia 28/junho é considerado o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+? Confira esse texto que a Tiffany Brandão (Drag Queen Página VIP do Ano) preparou. 🏳️🌈
📷 Mayne Rabello
👉🏽 “Nas últimas décadas junho virou mês de celebração do #Orgulho ao redor do mundo. Antes pouco conhecida, as comemorações ganharam mais alcance com a internet. Muitos são os filtros, vídeos, postagens e iniciativas realizadas no mês dedicado a celebrar o arco-íris.
Mas por que celebrar? Orgulho de quê? Orgulho pra quem? Primeiramente é preciso lembrar do dia 28/junho de 1969 no bar Stonewall Inn, quando aconteceu a Rebelião de Stonewall, marco histórico do movimento LGBTQIA+. Por isso a escolha do mês de junho.
Importante reforçar que neste dia não foi a fundação do movimento de luta pela libertação das sexualidades e gêneros. Stonewall não foi o “marco zero” como muito se diz.
Antes disso houveram outros eventos e importantes ativistas que lutaram pela causa em outras partes do mundo. Podemos dizer que a Stonewall foi um “avivamento” que impulsionou a luta.
Sei da importância do “mito”, mas não podemos passar por cima da história e invisibilizar o trabalho dos que o precederam.
Dito isso, voltemos aos motivos de nosso Orgulho. Primeiro é importante ressaltar que a palavra orgulho é o contrário de vergonha. Ao longo da história fomos ensinados pela cultura heteronormativa que éramos doentes, pecadores e criminosos. Submetidos a todo tipo de punição e humilhação. Éramos motivo de vergonha.
Com o empoderamento atual, graças à já mencionada luta, hoje podemos gritar que temos Orgulho, sim, Orgulho com O maiúsculo. Orgulho para enfrentarmos de cabeça erguida a cultura dominante, a perseguição política e religiosa, os b*ls*nar*s e m@l@f@i@s do dia a dia…
Orgulho de termos superado a expulsão de nossos lares paternos, o bullying LGBTfóbico na escola e as muitas outras humilhações que passamos diariamente.
Por isso, por nossos direitos que já garantimos (alguns) e pela beleza da diversidade é que temos Orgulho de ser quem somos! Por nossas vitórias, me orgulho por ter chegado até aqui.” ✊🏽🌈