Qual é a importância da representatividade preta na infância?
Quando pequena, achava que havia algo de errado em mim, pois além de ser uma das poucas meninas negras na escola, as referências que eu tinha eram mínimas. Não encontrava ninguém parecida comigo em desenhos, brinquedos, material escolar… Na infância eu não via bonecas de pele preta e cabelos crespos. Como sofri muito bullying na escola, parecia que ser preta era algo ruim ou até mesmo errado.
Por muito tempo os termos “preto” e “negro” eram associados a algo ruim, o que levava a não relacionar desenhos e brinquedos aos mesmos. Contudo, essa falta de representatividade interfere na construção da identidade da criança, fazendo com que ela cresça sem autoestima e autoconfiança. Tornando-se um adulto com dificuldades em se aceitar e que tenta se encaixar de diversas formas numa sociedade racista com pouca, ou nenhuma, representatividade.
Para que tenhamos representatividade desde cedo, é importante que a família seja espelho, incentivando, elogiando e empoderando a criança para que ela acredite que pode ser o que quiser. Busquem referências pretas em desenhos, filmes, embalagens, profissões etc…
Atualmente essa narrativa está mudando, pois já vemos muitos desenhos e brinquedos que trazem representatividade para as crianças. Sabemos que ainda tem muito a ser feito, mas é importante que os familiares reforcem isso, sendo uma rede de apoio para os pequenos.
Graças a essa rede de apoio, acreditei em mim e me tornei a primeira Miss Afro Alto Tietê em 2021 através do processo da Academia de Miss que me ensinou e me fortaleceu muito, sendo espelho para muitas mulheres e meninas pretas, mostrando que elas podem chegar em qualquer lugar que sonharem e se dedicarem.
Representatividade importa sim e salva vidas! ✊🏾
💎 Texto produzido por Cindyfer Stephanie, Miss Afro Alto Tietê 2021, para o especial Mês da Consciência Negra da Página VIP.
Quer aprender mais sobre a importância da luta antirracista?
Durante o mês de novembro, 9 Misses do Hall da Fama da Página VIP produzirão conteúdos abordando diferentes temas essenciais!
Para que mais pessoas tenham acesso a informação e aprendam a importância de serem aliados na luta antirracista.
Dentre as Misses convidadas, todas da região das cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, estão:
Miss Suzano, Miss Afro Alto Tietê, Drag Queen do Ano e Miss Plus Size Alto Tietê.
Independentemente da sua raça ou cor, todos nós temos a obrigação de evoluir como seres humanos.
E de ajudar a construir uma sociedade justa e igualitária para todos. 🥰✊🏾