Você sabe da importância do letramento racial?
135 anos pós escravidão e a população preta ainda é marginalizada, inferiorizada, destinados a trabalhos de servidão.
Em sociedades estruturadas pelo racismo, colonizadas pelos europeus, a branquitude é um lugar de privilégio estrutural, que cultiva a ideia de superioridade.
A história que aprendemos nas escolas deveria se chamar “história branco-europeia”, pois não promove a diversidade cultural e por muito tempo contribuiu para o apagamento histórico das Matrizes Africanas.
É próprio da branquitude achar que o racismo é apenas problema dos negros e não reconhecer que apenas o fato de ser branco traz vantagem social para chegar em determinados lugares. Já uma pessoa preta, precisa se empenhar 20 vezes mais.
Eu, como muitos do nosso povo, já passei por situações de questionarem a qualidade do meu trabalho ou a veracidade do meu currículo. Já senti na pele ir para uma entrevista de emprego, ter tudo o que era necessário e um ótimo desempenho, mas uma pessoa branca, com requisitos menores, ser escolhida apenas por ter o padrão que a sociedade impõe.
Esse problema não é só nosso, pois não criamos o racismo e tudo o que ele envolve.
É um problema de todos. Uma pessoa branca, ao criar consciência através do letramento racial se torna um aliado na luta contra a discriminação, fomentando uma sociedade mais igualitária.
Combater o racismo exige o fortalecimento da conscientização através do letramento racial, que é um processo de reeducação racial, com práticas para desconstruir formas de pensar e agir normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas brancas.
É fundamental, pois promove igualdade na desconstrução do racismo e na construção de uma sociedade mais justa.
Os benefícios do letramento racial são muitos. Principalmente por empoderar grupos racialmente minoritários, fortalecendo sua identidade e autoestima. Quando capacitamos os indivíduos a compreenderem e questionarem as questões raciais, contribui-se para a transformação cultural necessária para superar desigualdades históricas. ✊🏾
💎 Texto produzido por Marilia Nicacio, Miss Suzano 2022, para o especial #MêsDaConsciênciaNegra da #Página VIP.