Comida como aliada, não inimiga: Estratégia para superar relações disfuncionais com a Alimentação
O comportamento alimentar trata-se de algo muito complexo, porque vai além do simples ato de se alimentar.
Comer é algo social, ligado aos nossos valores e tradições, além de mexer com nossos sentidos.
Alguns comportamentos, como fazer dietas rigorosas, cortar carboidratos, jejuar e consumir só alimentos saudáveis de uma forma obsessiva, podem fazer mal à saúde.
Então, o primeiro passo para ter uma relação boa com a comida, não importa o objetivo, é entender que não existem alimentos vilões ou mocinhos.
Uma alimentação saudável se baseia em quatro coisas: comer a quantidade certa, comer alimentos variados, respeitar os sinais de fome e saciedade e respeitando as necessidades individuais considerando o estado de saúde atual.
Assim, mais do que simplesmente consumir alimentos considerados saudáveis, é crucial considerar o contexto mais amplo, que vai além do tipo de alimento ingerido.
Isso inclui práticas simples, como a escolha de alimentos minimamente processados, a atenção à fome real (comer quando necessário), a preferência por métodos de preparo saudáveis, como grelhados ou assados, e a prática da atenção plena durante as refeições, evitando distrações.
Nesse contexto, o acompanhamento nutricional torna-se imprescindível.
Ele permite que o indivíduo não apenas aprenda a se alimentar de forma saudável, mas também construa uma relação mais gentil e equilibrada com a comida.
O Instituto Acqua Fitt oferece um ambiente acolhedor, com profissionais qualificados e uma estrutura completa para promover saúde, mudança de hábitos e qualidade de vida.
Estamos empenhados em criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e apoiados em sua jornada de bem-estar, sempre com o compromisso de proporcionar experiências positivas e impactantes.