O início:
Caio Cunha é um mogiano raiz. Cresceu no Mogilar, estudou no Policursos, educou seus dois filhos na “Gloriosa Mogi”, como ele mesmo chama a cidade. Fez faculdade em Mogi, trabalhou em empresas mogianas, fazendo sites nos primórdios da internet e, depois, passou a viajar todos os dias a São Paulo para trabalhar. Foi quando Mogi das Cruzes virou notícia nacional por conta do escândalo do Mensalão que ele decidiu se posicionar para que a cidade ficasse conhecida pelas suas coisas boas. Juntou um grupo de jovens inquietos pela transformação da cidade e iniciou uma série de mobilizações cívicas que culminou na sua candidatura a vereador.
Jornada:
Foi eleito como o vereador menos votado em 2012 mas, quatro anos depois, sua reeleição veio como o mais votado da cidade, com quase 6 mil votos. Em 8 anos, fez um mandato colaborativo que virou referência para políticos de todo o Brasil. Foi também o candidato a deputado estadual mais votado de Mogi das Cruzes em 2018. Estudou em Harvard, nos EUA; em Zurique, na Suíça; e na London School, na Inglaterra, sempre temáticas relacionadas à gestão pública, como segurança e atenção à primeira infância. Em 2020, foi eleito Prefeito e diz que quer sua gestão conhecida pelas entregas humanizadas e pelos resultados alcançados.
Saúde financeira da cidade:
De acordo com Caio, uma bomba estava prestes a explodir em Mogi. Em janeiro de 2021, a cidade enfrentava um cenário financeiro desafiador, com uma dívida anual de cerca de R$ 100 milhões, que perdura até hoje. A iminência de um novo aumento do IPTU era uma preocupação. O custo da cidade estava elevado, comprometendo a capacidade de investimento e manutenção básica. No entanto, a gestão de Caio Cunha adotou medidas para reequilibrar as finanças sem aumentar impostos, atraindo investimentos e empresas, o que resultou na criação de 20 mil empregos. A cidade atingiu nota máxima na Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional.
Entregas e conquistas:
Caio Cunha focou em entregar melhorias significativas em várias áreas. Na educação, foram entregues 11 unidades escolares e a Escola Viva Jundiapeba, com piscina. Na saúde, houve a redução das filas de atendimento, novas UBS, USF e serviços específicos como o Novo ÚNICA FISIO e o atendimento Pós COVID. Na segurança, houve aumento de efetivo da GCM, novas viaturas, armamento e a implantação da Muralha Mogiana.
O maior programa de pavimentação da história da cidade, o Nova Mogi, foi implementado, juntamente com o Mogi 100% LED. Inaugurou também a maior Clínica Escola para autistas do Brasil.
Olhar para o futuro:
Uma administração mais transparente, eficiente e focada nas pessoas foram destaques para Caio durante estes primeiros 3 anos e 6 meses de governo. A criação da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, a digitalização de processos e a ausência de escândalos de corrupção destacam esse compromisso. A cidade tornou-se referência mundial em transparência e participação cidadã, com a inserção em programas da Bloomberg Philanthropies. A gestão focou em oferecer oportunidades e investimentos nos bairros mais afastados, promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável, consolidando o olhar para o longo prazo com o projeto Mogi 500 anos.