Hoje, celebramos o Dia dos Povos Indígenas e somente aqui no Brasil temos cerca de 305 povos com tradições, culturas e habitats diferentes. São aproximadamente 274 idiomas indígenas em nosso país, uma grande riqueza que merece reconhecimento não só hoje, mas em todos os dias.
Os povos indígenas habitam áreas isoladas e aldeias onde vivem em grandes comunidades, mas também estão presentes nas cidades em busca de conhecimentos do mundo contemporâneo. Hoje, além de serem grandes conhecedores de tradições, também exercem papéis importantes como médicos, políticos, educadores, estilistas entre outros. Isso representa um grande marco, onde podemos unir nossos mundos e trocar conhecimentos.
Além disso, ocupam os mais distintos biomas do nosso país, preservando nossa natureza como verdadeiros guardiões. Trabalham na preservação dessas áreas e de seus saberes, provenientes da convivência com a mesma.
Hoje, expressamos nossa gratidão aos povos indígenas e reconhecemos sua importância em nosso Brasil, que é Pindorama, terra indígena.
Você sabia que em Mogi das Cruzes temos uma aldeia do povo Guarani Mbya, assim como uma comunidade do povo Huni Kuī? Pois é, temos uma grande riqueza e oportunidade de contato com os povos indígenas nessa região!
Para acompanhar mais as atividades do povo Huni Kuī em Mogi das Cruzes acompanhe Comitiva Peykawa.
Texto escrito pela ativista e produtora cultural indígena Ana Clara Txanany.