Liberdade Capilar

Você, ou alguém que conhece, já sofreu bullying ou preconceito por causa do seu cabelo?

A liberdade capilar é um assunto que tem sido cada vez mais discutido e é mais uma forma de combater parâmetros estéticos que ajudam a aprisionar pessoas negras em determinado padrão social. Praticar a liberdade capilar é uma forma de explorar as diversas possibilidades que o cabelo crespo pode oferecer, seja natural, trançado, black, bem curto ou até mesmo totalmente raspado. Desde que seja uma decisão da pessoa e totalmente consciente.

Tenho 24 anos e nesse tempo de vida sofri muito rascimo. Quando se fala de cabelo então é algo ainda muito presente no meu dia a dia com alguns comentários rascistas. Já alisei o cabelo pra sofrer menos opressão na escola, depois resolvi assumir o meu cabelo afro, mas sempre gostei da ideia de mudar, porém, sentia uma pressão após ter assumido meu cabelo, com a ideia de que se tirasse meu afro estaria invalidando a minha negritude. Sendo que podemos sim mudar a aparência e isso não nos faz menos pretas e não muda nossa essência. Mudar quando se tem vontade é algo incrível, mas as pessoas ainda são limitantes e nos fazem sentir mau pelo simples fato de termos a liberdade de querer ser quem a gente quiser.

Precisamos falar da liberdade capilar, porque se uma pessoa branca muda o cabelo o tempo todo, porque pessoas pretas não podem? Explorar a variedade de estilos do cabelo não significa que mudamos a orientação sexual ou que estamos doentes, é natural em algum momento sentir a vontade de mudar e eu cheguei nesse momento. Mudei, estou agora careca e me sinto linda! Continuo preta, estou com saúde sim e não afetou em nada a minha feminilidade. É só mais uma versão melhor da Lívia e que através desse acontecimento me liberto de qualquer padrão com a certeza de que podemos ser o que quisermos e continuaremos sendo incríveis dentro das nossas vontades e sonhos. Liberte-se também! ✊🏾
💎 Texto produzido por  Livia Amaral, Miss Afro Alto Tietê 2022, para o especial Mês da Consciência Negra da Página VIP.

Quer aprender mais sobre a importância da luta antirracista?

Durante o mês de novembro, 9 Misses do Hall da Fama da Página VIP produzirão conteúdos abordando diferentes temas essenciais!
Para que mais pessoas tenham acesso a informação e aprendam a importância de serem aliados na luta antirracista.
Dentre as Misses convidadas, todas da região das cidades de Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, estão:
Miss Suzano, Miss Afro Alto Tietê, Drag Queen do Ano e Miss Plus Size Alto Tietê.
Independentemente da sua raça ou cor, todos nós temos a obrigação de evoluir como seres humanos.
E de ajudar a construir uma sociedade justa e igualitária para todos. 🥰✊🏾

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

Notícias recentes

Escolha do Editor