Sobre o Concurso
Com produção independente da Página VIP, através da experiência transformadora da Academia de Miss.
O concurso está em sua 3ª edição e possui o intuito de fortalecer a luta antirracista e a representatividade da mulher negra/preta para que se sintam representadas e saibam que podem alcançar todos os lugares que sonharem na sociedade!
Destinado a mulheres negras/pretas, de 21 a 39 anos de idade e residentes no Alto Tietê.
Não possui nenhuma restrição estética ou de perfil e nem é necessário ter experiência, pois estamos sempre em busca de desafiar os padrões impostos pela sociedade e de dar oportunidades para revelar novos talentos da região.
Além da chance de ganhar mais de R$10.000 em prêmios, as candidatas poderão entrar para o concorrido Hall da Fama da Página VIP com oportunidades e visibilidade para fazer a diferença inspirando outras mulheres através de suas histórias.
Evolução
“Vim de uma realidade de pobreza e de violência, mas sempre senti que seria especial para o mundo e nunca permiti que as condições em que eu fui criada me definissem.
Me identifiquei de cara com o propósito de empoderamento e autoconhecimento da Página VIP e nos ensaios tive a certeza do quanto tenho potencial e do quanto eu posso sim voar muito mais alto!”, destacou a atual representante Lívia Amaral sobre sua experiência.
Antirracismo
O racismo estrutural é uma atitude enraizada na sociedade em que vivemos e, infelizmente, possui diversas formas de ser disseminado, das mais sutis até as mais agressivas.
O tema vem sendo cada vez mais discutido, em busca de uma sociedade mais justa com toda a variedade de raças e tons de pele que existem, afinal, todos possuem o direito ao respeito.
São diversos os dados que apontam que o racismo é mais cruel com as pessoas mais retintas.
Quanto mais escuro o tom de pele, mais acarreta situações de julgamentos, apagamento social, assédio moral, dentre vários outros preconceitos.
Por mais que já seja lei que racismo é crime, ainda cabe a nós construir uma sociedade antirracista lutando diariamente contra o racismo, seja no trabalho, nas relações sociais e, principalmente, entre as crianças e adolescentes, orientando-os desde cedo a buscar ajuda ao sofrer algum tipo de assédio, a identificar um comportamento racista, a não naturalizá-lo e, sobretudo, não reproduzi-lo!
Afro 2023
Em ordem alfabética as participantes deste ano são: Camila Santos, Carina Miranda, Elaine Regis, Eli dos Santos,
Estafania Santos, Hellen Gomes, Ingryd Vitória, Janeth Lima, Jessica Alves,
Pamela Ribeiro e Pollyana Lima.